Servir

Fui convidada para ver o filme/concerto American Utopia do David Byrne, dirigido pelo Spike Lee, e durante quase duas horas cantei, chorei, dancei sem sair da cadeira, ri e senti aqueles arrepios que nos lembram que todas as nossas células e todo o nosso corpo é influenciado e contagiado de forma tão bela pela arte. Obrigada Dario por continuares a servir a nossa cidade, e a cultura em geral, com o Porto/Post/Doc.

O David Byrne diz, quase no final, que todos temos a possibilidade de mudar, todos somos Work in Progress! E se todos formos inteiros, como diz o Fernando Pessoa, respeitando a individualidade, não cedendo à homogeneização, mas contribuindo em cada dia para uma vida em Amor, somos grandes e não vivemos nos padrões de vida que nos tentam incutir.

“Para ser grande, sê inteiro
Nada teu exagera ou exclui
Sê tudo em cada coisa
Põe quanto és no mínimo que fazes”, Fernando Pessoa

A música, o cinema, a literatura, a poesia, a pintura, o teatro,…

O padeiro, o professor, o lixeiro, o médico, a costureira, o político, a cozinheira, o gestor,…

Todos, na nossa singularidade, podemos servir o outro, com base na nossa diferença, com os “poderes” que todos temos, como diz a minha querida filha, sem julgamento ou comparação. E estes poderes individuais são a fonte de energia do mundo.

Podemos ver o mundo como um complexo armazém de energia onde existem vários depósitos=pessoas com um fluxo de energia entre depósitos, onde nada se perde, tudo se transforma, e quando um depósito fica sem energia, na mecânica do equilíbrio perfeito desse armazém eficiente, energia de um depósito flui para o outro. E o mundo passa a ser gerido por um conjunto de canais de energia em que quando alguém serve o outro partilha a energia, servindo não só a outra pessoa mas a humanidade e a si mesmo.

E não será este o verdadeiro sentido da vida?

Continuar este fluxo de energia, potenciando todas as formas de vida e elevando a consciência global? E para isto “basta” viver o Ser Verdadeiro, e tudo acontece…

Com amor,
Idallina Fernandes